8078b2_ca6e70e4d6dc4cbf97d7eb78a36315cc~mv2
ARTRITE X ARTROSE

Mas doutora, eu tenho artrite ou artrose?

Essa dúvida é muito comum no consultório, acredito que ouço esta pergunta todas as semanas! Afinal, qual a diferença entre artrite e artrose?

A ARTROSE é uma doença que acontece pela degeneração das estruturas presentes nas articulações. Geralmente se inicia pela perda de cartilagem articular, evoluindo para lesões ósseas e podendo favorecer lesão de outros componentes da articulação, como ligamentos e tendões. É mais frequente nas mãos, joelhos e quadris e principalmente após os 60 anos. A dor desencadeada pelos movimentos é a característica mais comum. Hoje sabemos que também existe inflamação na artrose (tanto é que o nome mais correto é osteoartrite) e por isso eventualmente pode causar inchaço e calor local.

Já ARTRITE é o nome que damos aos processos inflamatórios das articulações. A diferença basicamente é que na artrite não existe necessariamente um desgaste na articulação. São articulações saudáveis que começam a apresentar dor, edema, calor e dor – sendo geralmente uma dor não associada aos movimentos, que permanece mesmo ao repouso, piora pela manhã ou no período noturno e costuma estar acompanhada por rigidez da articulação. Nos casos de artrite precisamos investigar a causa da inflamações – e podem ser várias! Gota, artrite reumatoide, artrite associada a psoríase, artrite reativa a infecções, lúpus…

Nas duas situações a avaliação do reumatologista é essencial!