Buscar
  • Daniele Scherer

METOTREXATO: droga âncora do tratamento da artrite reumatoide!


E o que é o METOTREXATO?


O metotrexato é um antimetabólito análogo do ácido fólico - ele retarda a produção de células novas pelo sistema imunitário do organismo (o sistema de defesa do próprio corpo) e, por conseguinte, reduz a inflamação ao mesmo tempo que suprime a atividade do sistema imunitário (pois inibindo o folato inibe a reprodução celular).


Ele foi descoberto na década de 30, e na reumatologia é considerado uma droga modificadora do curso de doença - ou seja, capaz de evitar o dano/progressão articular. Em altas doses pode ser usado no tratamento de doenças hematológicas como a leucemia, por exemplo.


Após iniciar o tratamento, é provavel que demoremos cerca de 2-3 semanas para sentir os efeitos da medicação. Além disso, costumamos iniciar uma dose baixa - para avaliar a tolerância e efeitos colaterais, sendo necessários exames de sangue de controle ainda no primeiro mês de uso.


A dose do metrotrexato é SEMANAL - ou seja, 1x/semana. Esse medicamento também é indicado para outras doenças reumáticas, como o lúpus, esclerose sistêmica, sjogren, espondiloartrites e vasculites.



Mas como todo remédio, o metotrexato não é isento de efeitos colaterais. E esses variam muito com a dose e também entre cada um dos pacientes. Temos aqueles que não sentirão nada ou terão pouquíssimos efeitos colaterais. Também existem casos em que a intolerância é tão grave que precisamos suspender e trocar a medicação.


💊 Mas vamos lá, quais são os efeitos colaterais mais comuns?


- Sintomas gastrointestinais: como náuseas, úlceras orais e desconforto abdominal, principalmente no dia da tomada;

- Alterações nos exames de sangue (fígado e hemograma): por isso a importância dos exames regulares principalmente no início do uso da medicação;

- Alteração do hábito intestinal, por ex, diarreia;


‼️ Ainda podemos ver relatos de queda de cabelo - lembrando que essa queixa geralmente é MULTIFATORIAL e para atribuir à medicação é necessária uma avaliação completa.


🤰🏼❌ MUITO IMPORTANTE: é uma droga teratogênica - ou seja, pode causar abortos e malformações!!! Por isso, totalmente contraindicado na gestação!


Todos os efeitos colaterais mais comuns costumam ser AMENIZADOS PELA REPOSIÇÃO DE ÁCIDO FÓLICO - sempre tomado no dia seguinte à ingestão do metotrexato.


‼️ Caso apresente algum efeito colateral ou intolerância grave, EVITE suspender a medicação por conta! Sempre converse com seu reumatologista sobre as possibilidades de ajuste ou troca (o uso da via subcutânea, por exemplo, pode ser uma opção para pacientes com muita intolerância gastrointestinal).

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo