Buscar
  • Daniele Scherer

O que é uma doença autoimune?


IMUNIDADE, ou SISTEMA IMUNE, na verdade é o conjunto de mecanismos de defesa do organismo contra substâncias estranhas (antígenos). Como sendo um SISTEMA, ele é formado por várias células e substâncias, que serão responsáveis por desencadear o processo de defesa visando o equilíbrio do organismo.


A imunidade é responsável por identificar agentes invasores (vírus e bactérias, por exemplo) e também por destruir células estranhas, danificadas e mutantes. Percebemos então que não só na reumatologia a imunidade é muito importante (quando ocorrem erros e deles decorrem as doenças auto-imunes), mas também é fundamental na infectologia (na percepção das infecções) e na oncologia (em que surgem células mutantes).


Assim sendo, nosso sistema imune é feito para nos defender de invasores, como vírus, bactérias ou até células cancerígenas, por exemplo. Esses agentes possuem moléculas que são reconhecidas pelas células de defesa, chamadas de ANTÍGENOS.


Acontece que nossas próprias células (sim, as células dos nossos órgãos - pele, rim, pulmão, sangue) também possuem antígenos, que normalmente não despertam o reconhecimento do sistema imune por serem considerados próprios.


Em algumas pessoas, porém, o sistema imune começa a reconhecer os PRÓPRIOS antígenos (ou seja, as próprias células) como estranhas ou invasoras, iniciando um ataque que leva à inflamação e morte celular. Esta é a chamada resposta AUTOIMUNE - que pode acontecer em diversas doenças e levar à perda da função de um órgão ou sistema.


Não se sabe ao certo a causa desta reação autoimune - sabemos que existe uma predisposição genética e gatilhos que podem desencadear a doença, como infecções ou outras lesões teciduais.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo